Bem vindo ao blog da NOVOLHAR Óptica Médica. Aqui poderá encontrar informações acerca das nossas actividades, promoções e campanhas de loja, e ainda esclarecer todas as suas dúvidas acerca da Saúde Visual.

sexta-feira, 28 de novembro de 2014

Cataratas, Mitos e Verdades

A Catarata é a maior causa de cegueira no mundo. Mas, o que vem a ser esta doença tão frequente? Surgem mitos sempre que se fala na doença. Aquela pequena pele que cresce em frente ao olho, é catarata? A doença é hereditária? Pode ocorrer em crianças ou apenas em idosos?

A catarata é uma alteração ocular que atinge e torna opaco o cristalino, lente natural do olho, situada atrás da íris, cuja transparência permite que os raios de luz o atravessem e alcancem a retina para formar a imagem. Esse envelhecimento gradual do cristalino compromete a visão e pode levar à cegueira. Alguns fatores, no entanto, podem acelerar a formação da catarata, entre eles: diabetes, inflamação no olho, trauma, histórico familiar de catarata, uso de corticóides via oral (a longo prazo), exposição à radiação, fumo, cirurgia em função de outro problema oftalmológico ou exposição excessiva a raios ultravioleta.

A catarata pode ser curada com colírios (gotas)

MITO. A catarata só é tratada por meio de cirurgia. Ao contrário do que se imagina, o procedimento cirúrgico para tratar o problema é por meio de ultrassons e não por laser. O aparelho aspira o cristalino e coloca-se depois uma lente atrás da íris - parte colorida dos olhos. A recuperação, geralmente, dura uma semana. Existem contudo colírios para este objetivo, mas não há evidências cientificas que comprovem sua eficácia. 

A catarata não volta depois da cirurgia

VERDADE. O que pode ocorrer é a opacificação da cápsula transparente em que se coloca a lente intraocular. Isto ocorria em até 30% dos casos, quando se utilizava modelos de lentes mais antigos. Hoje em dia ocorre em apenas 5 a 10% dos casos. Uma espécie de polimento da lente com laser pode resolver o problema de forma rápida e indolor.

A catarata é uma pelinha que cresce na frente do olho

MITO. Muitas pessoas confundem a membrana que cresce na superfície da córnea, que se denomina pterígio, com a catarata. O pterígio pode crescer, deixar o olho avermelhado e, se atingir o centro da córnea, também pode baixar a visão. A catarata é interna e só pode ser vista a olho nu em casos muito avançados, quando se observa um reflexo esbranquiçado atrás da pupila.

É possível deixar de usar óculos quando um olho é operado à catarata

VERDADE. Na maioria dos casos, sim. Atualmente existe uma grande variedade de lentes para a cirurgia de catarata. As mais recomendadas são as dobráveis de acrílico, que são inseridas por meio de uma pequena incisão e proporcionam uma recuperação visual mais rápida e segura. Existem também as lentes de modelo multifocal ou bifocal, que permitem a visão de perto a meia distância e de longe, reduzindo a necessidade de uso de óculos para perto para 80% dos pacientes. Mas nem todos os indivíduos com catarata têm o perfil para este implante, portanto o médico deve ser consultado para analisar essa possibilidade.

A catarata é uma doença apenas de pessoas mais velhas

MITO. A catarata senil, que afeta pessoas com mais de 60 anos, está relacionada com o envelhecimento. No entanto, existem outros tipos de catarata, como por exemplo, a congénita, que se manifesta na infância, podendo surgir entre o nascimento e os 10 anos de idade. Geralmente aparece em decorrência de doenças como a rubéola e a toxoplasmose durante a gravidez. Existe também as cataratas traumáticas, normalmente provocadas por acidentes (pancadas, queimaduras,...) sofridos pelo olho em qualquer idade.


Os diabéticos têm maior tendência a desenvolver catrata

VERDADE. Várias pesquisas já mostraram a maior prevalência e frequência de catarata em pacientes diabéticos. Isto dá-se principalmente devido aos altos níveis glicémicos nestes pacientes. É indispensável que todos os pacientes portadores de diabetes façam controles visuais periódicos e mantenham sempre um bom controle glicémico, de forma a evitar o desenvolvimento da catarata.

Utilizar óculos de sol protege os olhos do aparecimento de catarata

VERDADE. A utilização de uma lente com filtro UV (ultravioleta) adequado previne o aparecimento e desenvolvimento da catarata, uma vez que na ausência de um filtro específico, é o cristalino que faz essa filtragem de radiação UV, o que promove o seu envelhecimento prematuro em pessoas que passam bastante tempo em ambiente exterior. No entanto é preciso muita atenção com os óculos de sol que usa, se o filtro da lente não for adequado, pode piorar a situação, uma vez que a lente mais escura vai promover a dilatação da pupila, fazendo com que a quantidade de radiação que atinge o cristalino aumente.


Adaptado de: Site Dr. Visão

Sem comentários: