Bem vindo ao blog da NOVOLHAR Óptica Médica. Aqui poderá encontrar informações acerca das nossas actividades, promoções e campanhas de loja, e ainda esclarecer todas as suas dúvidas acerca da Saúde Visual.

quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

Cores dos olhos - Top Five





A primeira coisa que em que reparamos quando olhamos para uma pessoa é a cor dos seus olhos. Normalmente, a cor é determinada por uma combinação de pigmentos de melanina e de outros pigmentos como a luteína. Mas também há a possibilidade de outros fatores influenciarem nas cores como mutações genéticas por exemplo.

Top Five: Cores de olhos mais raros do mundo (1)

Apesar de metade da população mundial ter olhos castanhos, outras pessoas têm olhos pretos, verdes, azuis, ou de outras cores, como o violeta e o vermelho, estas últimas mais raras!  
Depois do castanho, a mais comum, como já foi referido, temos os tons azuis, mas são as 5 cores que se destacam entre a população mundial pela raridade.

5. Olhos verdes

Top Five: Cores de olhos mais raros do mundo (2)

Embora um grande número de pessoas tenham olhos verdes, numericamente este número equivale a apenas 2% da população mundial. Devido a uma menor taxa de melanina, os olhos verdes podem ser encontrados na Europa, em maior número em países como a Noruega, a Finlândia, a Islândia ou a Hungria e em alguns grupos étnicos do Iraque ou Afeganistão.

4. Olhos castanho mel (âmbar)

Top Five: Cores de olhos mais raros do mundo (3)

Conhecidos também como olhos de lobo, estes olhos de cor amarelada são resultados da predominância de luteína na íris e podem ser encontrados frequentemente no Brasil, e em algumas partes da Europa e Ásia.

3. Olhos violeta

Top Five: Cores de olhos mais raros do mundo (4)


Esta variante aos olhos azuis ocorre devido a uma mistura de vermelho (provocado pelo reflexo da luz no interior dos olhos) e azul. É uma cor predominante nos albinos.

2. Olhos negros

Top Five: Cores de olhos mais raros do mundo (5)

Algumas pessoas pensam que esta cor realmente não existe, mas trata-se apenas de uma ilusão de ótica. Isto ocorre porque é quase impossível distinguir a diferença entre a íris e a pupila, por causa da cor escura da íris. Segundo os cientistas, apenas 1% da população do planeta tem olhos negros, e a maioria das pessoas estão localizados na África, Ásia e América.

1. Olhos vermelhos

Top Five: Cores de olhos mais raros do mundo (6)


Sem dúvida esta é a cor mais rara do mundo e predominante principalmente nos albinos. Neste caso em especial, a íris não contém melanina, a luz passa através dela e reflete a cor vermelha dos vasos sanguíneos da retina. Estas pessoas têm muita sensibilidade à luz e mal conseguem sair à rua em dias de sol.

Qual a cor dos seus olhos? Já usou ou pensa usar lentes de contato coloridas? Por agora é a única forma de mudar a cor dos olhos e apesar de não ficarem com um aspeto natural quando vistos de perto, um pouco mais longe podem dar uma "cara completamente nova" a uma pessoa!

Fonte: Internet

Sem comentários: