Bem vindo ao blog da NOVOLHAR Óptica Médica. Aqui poderá encontrar informações acerca das nossas actividades, promoções e campanhas de loja, e ainda esclarecer todas as suas dúvidas acerca da Saúde Visual.

segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Dieta da boa visão: Alimentos que protegem a saúde dos olhos

Há diversos alimentos amigos da saúde ocular que combatem problemas como o glaucoma e a degeneração macular. Por outro lado, a falta de certos nutrientes na alimentação pode afetar algumas funções do corpo, incluindo a capacidade de ver. Verifique os alimentos que não devem faltar no seu cardápio para melhorar a saúde dos seus olhos e da sua visão.

- Peixes

Fontes naturais de ácidos gordos ómega 3 e de vitaminas A, B, D e E, peixes como sardinha, bacalhau, salmão e atum são ótimos estimulantes da circulação sanguínea, por isso, ingerindo estes alimentos, todas as estruturas oculares - especialmente a retina - receberão bastante oxigénio, essencial para a saúde dos olhos. Outro benefício é o combate aos radiais livres, responsáveis pelo envelhecimento precoce.

- Frutas, Legumes e Verduras

Frutas, verduras e legumes de pigmentação amarela e verde costumam ser fontes ricas de carotenoides, substâncias que previnem a deterioração da mácula, ponto responsável pela visão em detalhe por nos permitir ver cores. Este nutriente pode ser encontrado em alimentos como laranja, maçã, papaia, cenoura, tangerina, brócolos e couve.

- Ovos

Um estudo publicado no The American Journal of Clinical Nutrition revelou que consumir de dois a quatro ovos por dia durante cinco semanas reduz o risco de degeneração macular em idosos. Os resultados refletem a ação das substâncias foto-oxidantes, como a luteína e a zeaxantina, presentes na gema do ovo. Antes de apostar neste alimento, deve ter atenção aos níveis de colesterol no sangue, já que o ovo é também uma grande fonte de colesterol. Uma boa média seria consumir um ovo três vezes por semana, de preferência cozido.

- Alho e Cebola

O alho e a cebola são ricas fontes de cálcio, fósforo e vitaminas B e C. Assim, ambos possuem ação anti-microbiana (contra micróbios) e antiviral. Eles agem como dilatadores dos vasos sanguíneos, diminuindo a tensão arterial e prevenindo contra o glaucoma, uma vez que a pressão intraocular é um dos principais fatores de risco para o desenvolvimento da doença.

- Frutos Vermelhos

Os morangos, as framboesas e diversas outras frutas vermelhas e roxas são bons exemplos de alimentos antioxidantes, que combatem os radicais livres e são fontes de vitamina C e de flavonóides. Assim, os benefícios vão desde a prevenção contra a perda de visão e contra a degeneração macular até a redução dos riscos de desenvolver doenças, como diversos tipos de cancro.

- Óleo de Linhaça
Um problema comum em pessoas de idade avançada é o olho seco, cujos principais sintomas são sensação de ardência, comichão e sensibilidade à luz. Para combater esse mal, muitos tratamentos já incluem o consumo de óleo de linhaça, fonte de vitamina E e dos ácidos gordos ómega 3, ómega 6 e ómega 9. O alimento também é efetivo contra a hipertensão e o enfraquecimento do sistema imunológico.

- Azeite Virgem

Alimento rico em ómega 3, o azeite virgem é considerado um grande aliado na prevenção contra a degeneração macular, lesão que pode levar à perda irreversível da visão. A constatação foi feita por meio de um estudo publicado na revista científica Archives of Ophtalmology que recomendou a ingestão de 100 ml de azeite por semana. Segundo a pesquisa, mesmo aqueles que já apresentavam a doença tiveram redução ou estabilização de sua evolução.

Procure incluir estes alimentos na sua dieta para beneficia dos seus nutrientes e ter olhos saudáveis. Não é de mais relembrar que deve consultar um especialista de visão uma vez a cada 2 anos ou anualmente (se a pessoa apresentar algum tipo de problema visual) para fazer um acompanhamento do problema e medir a pressão intraocular.

Estes exames evitam que sua visão seja parcial ou totalmente comprometida e devem ser considerados mais importantes por altos míopes, pessoas acima dos cinquenta anos ou a critério médico. Para maiores informações consulte-nos.

Sem comentários: