Bem vindo ao blog da NOVOLHAR Óptica Médica. Aqui poderá encontrar informações acerca das nossas actividades, promoções e campanhas de loja, e ainda esclarecer todas as suas dúvidas acerca da Saúde Visual.

sábado, 26 de junho de 2010

Anomalias Visuais - Presbiopia


A presbiopia ou “vista cansada”, é uma evolução natural da visão, que se manifesta em todas as pessoas, tendencialmente, a partir dos 40 anos. Todos iremos senti-la, mais tarde ou mais cedo, porque os nossos olhos perdem a elasticidade à medida que envelhecem. Isto resulta numa crescente dificuldade em ver bem ao perto.


Quais as causas da presbiopia?

Um olho saudável acomoda-se perfeitamente à refracção da luz, tanto ao perto como ao longe. À medida que envelhece o cristalino torna-se menos elástico ao mesmo tempo os músculos oculares perdem flexibilidade. O olho perde a capacidade de focar nitidamente as imagens dos ojectos próximos, porque estas se formam atrás da retina e não sobre ela. Embora o resultado desta anomalia seja semelhante ao da hipermetropia, as causas são muito diferentes.


Quais os primeiros sinais da presbiopia?

Os seus braços já não são suficientemente longos para ler o jornal? Tem dificuldade em enfiar uma agulha? Procura uma luz mais forte para ver melhor ao perto? Estes são os primeiros sinais da presbiopia. Outros sintomas podem ser as dores de cabeça e a fadiga ocular.

Como se compensa a presbiopia?

As lentes progressivas são as mais adequadas à compensação da presbiopia, por serem as únicas que lhe possibilitam uma visão mais aproximada da natural. Esta lente funciona quase como uma lente de uma máquina de filmar com zoom. A transição entre os diferentes campos de visão é suave.
Pode também ser compensada com lentes bifocais, mas estas apresentam-se esteticamente menos agradaveis e apenas permitem visão nítida ao longe e ao perto, não havendo visão nítida a distâncias intermédias.Para além disso há um salto na imagem durante as transições da visão entre o longe e o perto (e vice-versa).
Pode ainda ser compensada com óculos apenas para visão ao perto, no entanto a visão ao longe e a distâncias intermédias não será compensada, a menos que se usem outros óculos, o que resulta numa utilização pouco prática.


Quais as razões da presbiopia?

A presbiopia é uma consequência natural do envelhecimento. Todas as pessoas, mesmo as que já sofrem de outra anomalia visual, começam a sentir sinais da presbiopia a partir dos 45 anos. Se é hipermétrope é provável que ela se manifeste mais cedo do que se for miope. Esta anomalia tem tendência para se agravar com a idade mas geralmente estabiliza a partir dos 65 anos, podendo mesmo reduzir-se um pouco mais tarde mas num passo muito pequeno.

Se tem mais perguntas ou dúvidas sobre a presbiopia, por favor consulte-nos.

Veja também:    Hipermetropia   Miopia   Astigmatismo

Sem comentários: